Olá galera, resolvi dar uma pausa nas pentatônicas para falar um pouquinho dos pecados que nós músicos católicos cometemos.
Tirei esse título de um post de um blog parceiro: afrentedabatalha.blogspot.com que por sua vez, pegou da canção nova! Mas o que eu quero é detalhar um pouco mais cada um destes pecados, ok?
Para começar:
1- Fazer do altar um palco;
18 - Cantar só para exibir-se (estrelismo);
(Vou tentar organiza-los em grupos para que eu não fale a mesma coisa duas vezes, ok?)
Muito importante termos essa consciência, de que o altar não é um palco e não estarmos lá à frente da assembléia para aparecermos.
Se você toca na missa porque quer ser o gostosão da sua paróquia, meu amigo, desculpa você está no lugar errado! Em 5 anos de estrada eu nunca fiquei com uma menina por tocar em missas. O propósito de um músico que toca em missas têm que ser outro: servir a Deus, servir o Povo, servir. Afinal de contas é este o significado da palavra "ministério", serviço.
Você baixista, não vá para uma missa, querendo tocar pra impressionar (isso serve para todos os músicos), querendo mandar um Victor Wooten, porque você vai estar sendo diabólico (usando a palavra no sentido de separação "di", dois, aquilo que separa, e não no sentido literal da palavra) à missa.
Nada contra o Victor gente pelo amor de Deus, o cara manda muito bem sou fã dele, mas há momentos para tudo. Você não está a frente da assembléia para mostrar que sabe tocar ou que é o melhor, mas sim para ajudar o coral a cantar o que a liturgia lhes pede.
Pode ter certeza amigo, na maioria das vezes apenas tônicas resolve seu problema, em músicas de comunhão, ato penitencial, reflexão, tente não fazer muitas coisas, apenas apoie nas tônicas e deixe com que a voz apareça, pois ela é a mensagem de Deus.
Bom é isso ai, até a próxima!
Fiquem com Deus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário