terça-feira, 16 de novembro de 2010

Pentatônicas (1)


Bom galera e pra voltar de vez à atividade, resolvi falar de uma amiga minha que já me salvou em muitos momentos: pentatônicas!
Essas "escalinhas" de 5 notas são nossas fortes aliadas em improvisações, base para construção de linhas, passagens e onde você conseguir aplica-las elas estão lá firme e forte!
E para começar vamos falar das penta maiores:

A pentatônica maior é a primeira a ser estudada, pois ela tem c
omo referência o modo jônio (falarei sobre os modos gregos mas para adiante). Basta eliminar, respectivamente, os graus IV e VII para que você tenha as notas em sequência - T / 2M / 3M / 5J / 6M - de maneira a ser aplicada sobre um vasto leque de acordes. Como há cinco notas em questão, seguindo uma determinada sequência de intervalos, você pode ter como ponto de partida para um improviso todos os pontos da escala. O resultado é o acréscimo de mais 4 desenhos de pentatônica, chamados de inversões. As demais inversões têm as seguintes fórmulas:

segunda inversão: T / 2M / 4J / 5J / 7m (começando do II grau)
terceira inversão: T / 3m / 4J / 6m / 7m (começando do III grau)
quarta inversão: T / 2M / 4J / 5J / 6M (começando do IV grau)
quinta inversão: T / 3m / 4J / 5J / 7m (começando do V grau)

Conforme citei anteriormente, a pentatônica maior se encaixa em um vasto leque de acordes e sua característica principal é o fato de se harmonizar com os acordes maiores, como C, C7M, C6, Cadd9 e C7M/9, não esquecendo que você também tem como auxilio as suas inversões.
Uma outra concepção interessante na hora de improvisar é a função adotada como "pedal pentatônica", uma ideia que consiste em manter um groove utilizando um desenho de pentatônica - incluindo qualquer uma das cinco inversões - enquanto a harmonia da música está variando. Consequentemente, em cada acorde tocado o groove se mantém forme, mas com uma riqueza impressa no arranjo.
Apesar de você poder se utilizar das cinco inversões, experimente este tipo de modalidade com a segunda inversão, onde a nota do baixo é a nona do acorde (uma notaoutside).
Mais abaixo coloquei umas imagens com um exemplo de improviso em penta maior, em que há uma progressão harmônica simples, conhecida como "II-V-I", com a indicação na pauta da inversão que melhor se encaixa em seu respectivo acorde. Inicialmente, aplique a primeira inversão (começada na tônica) no primeiro compasso (fundamental) para caracterizar logo de cara que é uma pentatônica maior. No segundo compasso, aparece um acorde de Dm, em que uma segunda inversão (iniciada do II grau, neste caso Dm) foi aplicada. No compasso seguinte, surge um acorde de G, em que a quarta inversão (iniciada do IV grau, neste caso G) é sugerida, ao passo que no último compasso aparece novamente a fundamental sobre o acorde principal (C).
Dica: teste com outras tonalidades, brinque bastante em cima deste exercício!

PENTATÔNICA MAIOR:

ESTUDOS:




IMPROVISO (exemplo em C)


Pessoal é isso ai, por hoje é só (uffa, rs) até a próxima postagem, vou tentar fazê-la amanhã, não prometo, mas tentarei, ok?

Fiquem todos com Deus obrigado os que estão acessando, que Deus abençoe a todos os músicos e nos dê muito força para seguirmos em frente desta batalha! Amém?

#fui




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