quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Pentatônicas (3)

Olá pessoal,

Amanhã é domingo dia do Senhor, primeiro domingo do Advento e para dar uma dica para você baixista vim falar da terceira parte da série de posts "Pentatônicas"! Hoje vou falar da penta Dominante.

A única diferença desta em relação à  pentatônica maior está da substituição do VI pelo VII grau menor, deixando-a com característica e sonoridade de dominante, exclusivamente do modo mixolídio (V modo do campo harmônico maior). Ela contém em sua estrutura a formação T / 2M / 3M / 5J / 7m e sua sonoridade é bem é bem peculiar. Por isso, sua aplicação é bem direcionada para gêneros e estilos mais experimentais, como o fusion e o jazz.
  A dominante não tem qualquer vínculo de inversão com as pentatônicas estudadas anteriormente. Consequentemente mais 4 novas inversões são extraídas aqui:

segunda inversão: T / 2M / 4J / 6m / 7m
terceira inversão: T / 3m / 5dim / 6m / 7m
quarta inversão: T / 3m /

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