terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Canto de Entrada

Bom pessoal, hoje vou falar um pouco sobre as músicas das missas. Todo músico principalmente católico que se preze, tenta antes de sair tocando qualquer coisa, sentir o clima do local. Ninguém toca um Rock'n Roll como fundo para a Premiação do Oscar. Da mesma forma acontece na missa.
Para falar a verdade, isso depende muito do padre, por exemplo, ontem toquei numa missa de formatura em que o padre não deixou tocar: Deus Trino, Glória (compreendo, pois estamos no tempo do advento), Paz (achei ridícula a desculpa que ele deu, disse que agitaria muito a igreja), Pai Nosso (normalmente não se canta) e o Santo. Mas isso fez com que a celebração fosse desanimada, mas nem por isso tocamos de uma forma agressiva para animá-la, fizemos nosso papel como servos de Cristo, mas não deixamos de levar alegria aos formandos.
Então vamos começar com o canto de entrada:
- Bom pessoal, como diz o padre Joãozinho da Canção Nova, "a escolha das músicas é como andar de triciclo, pois a roda da frente representa a realidade da assembléia, você se pergunta: quem é que está celebrando? as duas rodas de trás é que dão forças, uma delas é o Tempo litúrgico, e novamente a pergunta: o que estamos celebrando mesmo? páscoa? advento? quaresma? e a outra roda é o mistério celebrado, que são os vários momentos da celebração". Isso que o padre Joãozinho disse, resume tudo o que eu disse lá em cima, mas enfim, vamos à música de entrada:
- o canto de entrada é um movimento, ele acompanha a procissão que se dirige ao altar, ele expressa a igreja em movimento, é a Igreja que caminha, por tanto o canto de entrada deve indicar o mistério celebrado, para isso é fundamental que o músico leia o evangelho do dia, ele tem que saber qual é o evangelho do dia, o que Jesus está no ensinando, uma dica é ler a oração da coleta o "Oremos", ali está à síntese do tema celebrado, claro que nós sempre celebramos o mistério pascal de Jesus Cristo, mas nós vamos "dando voltas no mistério" e olhando o mistério como um ângulo, por exemplo: no dia da festa de pentecostes, vamos cantar um canto de entrada que tenha a ver com pentecostes, não vamos cantar um canto de páscoa, não vamos cantar Maria de Nazaré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário