segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Adoração e notas evitadas

Olá Pessoal,

Ontem tive o prazer de tocar em mais uma missa de libertação, então saí de lá pensando em que tipo de experiência tive que posso compartilhar com vocês!
Bem, uma coisa que devemos ter em mente, é que o clima que este tipo de missa proporciona, não "requer", muitas passagens e notas dissonantes!





Não que precisemos reduzir nossas linhas em: tônica, terça e quinta (nada contra), mas precisamos entender que todos que estão ali, querem adorar o Senhor, e é isso que importa! Não podemos chegar para tocar numa missa de libertação ou numa adoração como se fóssemos tocar num show de Metal.
Acredito que a primeira coisa a se fazer ao chegarmos no local, é nos colocarmos diante de Jesus (principalmente se ele já estiver no Ostensório) e nos reconhecermos como servos d'Ele. Assim, conectados com Ele, tocarmos não o que temso em mente, mas o que sentimos no coração, deixar o Espírito Santo nos invadir e tocar por nós. Afinal de contas, estamos ali para sermos instrumentos nas mãos de Deus, e não podemos nos esquecer disso em momento algum.
Eu, particularmente adoro estes momentos, (difícil alguém que não goste não é mesmo?) e procuro aproveitar o máximo que posso de cada música. Se puder deixar uma dica, procure usar notas mais suaves, porque o Senhor é bondoso e compassivo, Ele é manso e humilde, evite notas que provoquem uma tensão desnecessária. 
Algumas notas que podemos evitarsão aquelas que tem uma distância de meio tom de alguma nota da tétrade principal. Por exemplo: 

No acorde de C7+ (dó maior com sétima maior) as 4 notas da tétrade principal são: C (dó), E (mi), G (sol) e B (si). Então uma nota que podemos evitar é o F (fá), pois está a meio tom de distância do E.
No acorde de Dm7 (ré menor com sétima) as 4 notas da tétrade são: D (ré), F (fá), A (lá) e C (dó). Então uma nota evitada seria o B (si), pois está a meio tom de distância do C (dó).

Não estou proibindo ninguém de tocar essas notas, pelo amor de Deus, mas o que eu disse é que elas formam uma tensão desnecessária para esses momentos, e para o melhor aproveitamento, seria interessante que consentremos nossas apoiadas na tétrade principal.

Bom, o que eu tinha para hoje é isso, espero que gostem!

Grande abraço, 

Paz e bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário